APRESENTAÇÃO

O curso TraNSPor - Treinamento sobre Novas Substâncias Psicoativas é promovido pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas e Gestão de Ativos (SENAD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina (SEAD-UFSC).

Clique em “ACESSE O CURSO” para ingressar no ambiente virtual de estudo.

ACESSE O CURSO

Assista abaixo ao vídeo do Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos, Luiz Roberto Beggiora, que salienta a relevância do curso no cenário nacional.

O curso aborda os problemas ocasionados à sociedade por novas substâncias psicoativas (NSP), bem como as implicações do aumento e da diversificação desses produtos. Salienta-se a necessidade de as autoridades locais, estaduais e nacionais conhecerem a dinâmica das novas substâncias psicoativas, de modo a atuarem com maior eficiência e rapidez nos processos de controle e repressão.

São tratados assuntos como os elementos contextuais e conceituais das NSP, históricos nacional e internacional, classificação, toxicologia e o combate no Brasil.

Curso 100% on-line
e gratuito

Duração de
4 meses

Carga horária
de 80 horas

EaD
com tutoria

PÚBLICO-ALVO

Profissionais vinculados ao Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD), em especial: peritos criminais vinculados ao Sistema Único de Segurança Pública (SUSP); profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) que atuam nos setores de toxicologia, urgência e emergência; policiais e membros das Forças Armadas que atuam nas fronteiras, portos e aeroportos ou em unidades especializadas em repressão ao narcotráfico; profissionais que atuam em unidades aduaneiras; educadores dos sistemas público e privado de ensino e professores universitários.

ESTRUTURA DO CURSO

A estrutura do curso, integralizada em uma carga total de 80 horas, foi pensada de forma a apresentar os conteúdos pertinentes e necessários para a capacitação. Na proposta metodológica, o cursista é o principal agente do seu processo de aprendizagem. Terá à sua disposição um material didático – disponibilizado em mídia on-line interativa e na versão em PDF –, atividades avaliativas e momentos de interação on-line.

Na sua organização, o curso conta com uma trilha de aprendizagem composta de módulos de conteúdos, conforme apresentado a seguir:

Módulos Carga horária
1. Introdução: Elementos Contextuais e Conceituais das Novas Substâncias Psicoativas 10 horas
2. Histórico Internacional das Novas Substâncias Psicoativas 14 horas
3. Histórico Nacional das Novas Substâncias Psicoativas 12 horas
4. Classificação das Novas Substâncias Psicoativas 12 horas
5. Toxicologia das Novas Substâncias Psicoativas 20 horas
6. O Processo de Enfrentamento ao Surgimento e Disseminação das Novas Substâncias Psicoativas no Brasil e no Mundo 12 horas

FUNCIONAMENTO

O curso é totalmente ofertado a distância, por meio de um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), espaço em que se desenvolve todo o estudo e ocorrem as interações entre os cursistas e os tutores, sendo possível realizá-lo em qualquer horário.

É responsabilidade do cursista acessar o AVEA para realizar o estudo e as avaliações obrigatórias.

Haverá acompanhamento do curso com a participação de uma equipe de tutores que atuam nas áreas dos conteúdos, os quais, sob supervisão técnica, serão responsáveis pelo atendimento de dúvidas.

PROGRESSÃO

Para a progressão no curso, o cursista deverá acessar os conteúdos dos seis módulos e realizar as avaliações propostas em cada módulo, conforme será apresentado no guia de estudo durante a oferta.

CRONOGRAMA

MÓDULOS PERÍODO
Abertura do curso 10/03/2022
1. Introdução: Elementos Contextuais e Conceituais das Novas Substâncias Psicoativas 11/03/2022 a 17/03/2022
2. Histórico Internacional das Novas Substâncias Psicoativas 18/03/2022 a 31/03/2022
3. Histórico Nacional das Novas Substâncias Psicoativas 01/04/2022 a 14/04/2022
4. Classificação das Novas Substâncias Psicoativas 15/04/2022 a 28/04/2022
5. Toxicologia das Novas Substâncias Psicoativas 29/04/2022 a 18/05/2022
6. O Processo de Enfrentamento ao Surgimento e Disseminação das Novas Substâncias Psicoativas no Brasil e no Mundo 19/05/2022 a 01/06/2022

INSCRIÇÃO

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Nota de Esclarecimento

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (SENAD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Secretaria de Ensino a Distância (SEAD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lamentavelmente informam que estão encerradas as inscrições para o curso TraNSPor - Treinamento sobre Novas Substâncias Psicoativas, por causa do grande - e inesperado - número de inscrições, muito superior ao número de vagas disponíveis. A SENAD e SEAD desculpam-se com todos os interessados e lamentam quaisquer eventuais inconveniências. Informamos, por fim, que já estamos considerando a possibilidade de ofertar o curso novamente no futuro.

IMPORTANTE

Serão priorizados na inscrição os profissionais indicados como público-alvo.
Se houver disponibilidade de vagas, serão aceitas inscrições de alunos universitários dos cursos de Química, Medicina, Saúde Pública e congêneres.

CERTIFICADO

Os cursistas que concluírem todas as atividades obrigatórias propostas no curso com o desempenho exigido para a sua conclusão receberão um certificado de extensão universitária emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O certificado estará disponível a partir da data de encerramento do curso.

Esse certificado é eletrônico e com autenticidade digital, o que possibilita seu acesso facilmente através de uma chave que permite sua conferência. Para isso, basta acessar o site https://autenticidade.ufsc.br/, informar o código alfanumérico que se encontra na parte inferior do certificado e, a seguir, o sistema irá gerar todos os detalhes que o validam, como download do documento, data de emissão, data de armazenamento e funções do resumo.

Contato

Acesse nossos canais de atendimento:

E-mail:
transporsenad.sead@contato.ufsc.br

WhatsApp Business:
+55 48 3721-4447

Por estarmos em tempo de pandemia, nosso atendimento será realizado somente por e-mail e WhatsApp.